domingo, 19 de junho de 2011

Mais Educação muda realidade de alunos em Caxias




Um novo ânimo, mais disposição, mais dedicação aos estudos e interesse em aprender. Estas têm sido algumas das principais mudanças percebidas por diretores e coordenadores de escolas públicas municipais de Caxias onde foi implantado o Programa Mais Educação, um projeto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação que visa diminuir as desigualdades educacionais, estimulando a valorização da diversidade cultural brasileira e trazendo o conceito de educação em tempo integral.
No município, o programa existe desde 2008 e, coordenado por Arlete Magalhães Leão, já atende a 32 escolas, beneficiando 8 mil alunos e mais de 400 instrutores. No ano passado, estes alunos foram responsáveis por boa parte das apresentações natalinas da Prefeitura de Caxias.
“O Mais Educação foi uma iniciativa muito significativa, pois hoje os alunos demonstram um interesse bem maior pelas atividades da escola. Eles têm mais concentração na sala de aula. Eles se desenvolvem muito bem e estão mais inseridos na comunidade e com a autoestima elevada. Antes era muito difícil controlá-los e o desestímulo era grande”, relata a diretora de uma das escolas contempladas, a Unidade Escolar Municipal Doutor João Viana, Antonia Maria Cardoso Cunha.
Para o instrutor de danças típicas, José Ribamar Sales, o Cardeal, o Mais Educação é uma das melhores iniciativas já implantadas uma vez que através dele é possível resgatar os valores culturais da região.
“Foi uma das melhores coisas que já pode acontecer porque a gente pode qualificar a nossa cultura, fazer a nossa cultura crescer, descobrir os valores da nossa terra, resgatar as nossas origens pra gente poder mostrar o grande valor que a nossa terra tem, além disso, a receptividade dos alunos é ótima. Então está de parabéns a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação, através da professora Sílvia Carvalho, pela iniciativa do projeto. Estou muito feliz e que isso não acabe nunca”, destaca Cardeal.
Essa empolgação com o Mais Educação se reflete também entre os alunos atendidos. É caso de Bárbara Barros dos Santos. Para ela, o programa lhe trouxe muitos benefícios. “Para mim, o Mais Educação é estudar, ser alguém na vida, é aprender a ler e escrever. Eu gosto muito de participar de todas as apresentações do programa”, diz.
Em Caxias, cidade com cerca de 140 mil habitantes, os 8 mil alunos estão sendo acompanhados de uma forma integral e estão em contato com diversas atividades pedagógicas, esportivas e culturais, entre elas, letramento, leitura, o teatro, o Balé e danças típicas, como o Bumba Meu Boi, Dança do Lili, Hip Hop, além de trabalharem com o cine-clube e o jornal escolar.

Matéria: Luciana Lobão / Assessora Semeduc / Caxias-MA
Fotos: Assessoria de Comunicação / Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário