quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estudantes da UAB do IFMA desenvolvem atividades de produção científica


Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes   
Sexta, 29 de Julho de 2011 14:56
As atividades realizadas por alunos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) estão gerando produções acadêmicas bastante consistentes. Diversos alunos dos dez polos em que se oferecem os cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Informática têm apresentado trabalhos que podem produzir um impacto na realidade das cidades do interior do Maranhão.
Em trabalho de pesquisa realizado recentemente pelos alunos de Licenciatura em Informática, na disciplina História da Educação, ministrada pela professora Marinalva Macedo, foi elaborado um considerável mapeamento sobre a situação da educação nos diversos municípios-polo. O estudo constou de levantamento sobre a história e a população de cada município e a detecção de categorias como níveis e modalidades de ensino da rede escolar, nível de escolarização dos habitantes e grau de formação dos docentes. Segundo o tutor presencial do polo de São João dos Patos, Raimundo Costa, a apresentação dos alunos "foi um sucesso, mostrando os principais aspectos da cidade, principalmente os educacionais". Em vários polos, o trabalho dos alunos foi alvo de referências elogiosas por parte das autoridades municipais.
Já no curso de Licenciatura em Química, entre as várias pesquisas realizadas, destaca-se o trabalho "Desenvolvimento de Atividades Lúdicas para o Ensino de Química", elaborado por alunos do curso de Licenciatura em Química – UAB - Nildon do Carmo Filho, Elis Regina, Maria de Jesus Barbosa dos Santos, Raquel Lages Gonçalves, Maria de Jesus da Cruz Luz e Priscila Oliveira Ferreira - sob a orientação do professor Marcelo Moizinho Oliveira. A pesquisa já está selecionada para apresentação no 51º Congresso Brasileiro de Química, que acontece de 9 a 13 de outubro, em São Luís . "Esse trabalho foi resultado do esforço dos alunos em buscar metodologias que facilitem a aprendizagem da disciplina Química", destaca o professor Moizinho.
Acesse o site da Diretoria de Educação a Distância do IFMA.

(Com informações do IFMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário