segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mais Educação melhora comportamento de alunos dentro de casa


Rosilda Medeiros e o filho, relacionamento melhorado em casa 

Diretora Irenice Uchôa com os alunos do Dias Brandão

Samuel Lopes, aluno está animado com o trabalho na horta

Por Luciana Lobão
Resgate da cultura local, despertar para uma consciência maior do meio ambiente, um rendimento maior na sala de aula e mais obediência em casa. Estes são alguns dos principais resultados já alcançados pelo Programa Mais Educação, implantado pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas do município de Caxias, no Maranhão, há 10 meses. A mudança nos alunos é visível tanto entre eles mesmos quanto entre professores e pais.
“Eu percebi uma grande mudança no comportamento do meu filho na sala de aula e principalmente em casa que é o período que eu mais passo com ele. Ele era muito de estar me respondendo, de estar batendo de frente comigo e devido ao fato de ele gastar muita energia com o Mais Educação, pois o outro período ele passa na escola brincando, se divertindo, quando chega em casa já está com saudades e me tratando melhor”, relata mãe de aluno da escola Francisco Dias Brandão, Rosilda Medeiros dos Santos.
O aluno da mesma escola, Samuel de Oliveira Lopes, reconhece que antes de participar do programa era muito desconcentrado e atrapalhava as aulas. Hoje é mais participativo e uma das atividades que mais gosta de fazer é lidar com a horta escolar. “Antes eu era muito danado, mas agora não. Agora eu gosto de participar das aulas e de mexer com a horta”, destaca.
A diretora da escola, professora Irenice Uchôa, confirma essa mudança. Ela ressalta que o comportamento dos alunos atualmente é muito melhor, bem como o rendimento escolar. “Mudou muito a questão do comportamento deles, do desenvolvimento deles, principalmente através da horta porque a gente vê desde o início o resultado daquilo que a gente está plantando”, diz.
Na horta são cultivados cenoura, pepino, alface, acelga, cheiro verde, coentro e tomate. Os alimentos vão para a alimentação das crianças, que cedo já estão aprendendo a fazer a própria salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário