segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mostra Folclórica reúne mais de 2 mil pessoas








Por Luciana Lobão
Capoeira, dança do Lili, dança da fita, cacuriá e bumba meu boi foram algumas das manifestações culturais apresentadas durante a I Mostra Folclórica do Programa Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação do Município, nos dias 30 e 31 de agosto no Centro de Cultura Acadêmico. Cerca de duas mil pessoas participaram do evento.
 “Essa mostra veio dar realmente a resposta a Caxias do que tem sido desenvolvido pelo Mais Educação durante esses 10 meses e também mostrar e valorizar as nossas manifestações artísticas porque Caxias é rica culturalmente, tem muita gente que desenvolve músicas, dança”, afirma uma das coordenadoras de Arte e Cultura, professora Tânia Torres.
O Mais Educação foi implantado em 32 das 70 escolas da zona urbana do município de Caxias e atende a 9.169 alunos em quatro macrocampos diferentes: Acompanhamento Pedagógico, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Arte e Cultura. Essa nova realidade do programa pode ser mostrada para pais e a comunidade em geral durante a I Mostra Folclórica. Na ocasião, 90 dos mais de 400 monitores puderam apresentar um pouco do resultado do seu trabalho.
A coordenadora geral do Programa, Arlete Leão, ressalta a importância do Mais Educação não só pelo resgate das tradições maranhenses, mas por tirar esses meninos do tráfico, do convívio com as drogas. “O MEC está desenvolvendo esse programa de resgate à cultura de cada município, de cada estado e os alunos abraçaram a dança do lili, o cacuriá e vários outros tipos de dança, principalmente ensinada por pessoas de Caxias, devolvendo a autoestima a eles e os afastando do tráfico”, argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário